terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

21 de fevereiro: dia internacional da língua materna.

É em português que eu sinto, que eu amo, que eu vivo e, por isso tento ter cuidado na forma como me exprimo (nem sempre com pleno sucesso, confesso!). Tentar falar e escrever de forma correta (com acordo ou sem acordo) é o mínimo que cada um pode fazer para dignificar este bem.


"O português é a língua oficial de oito países - Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste - em quatro continentes - África, América, Ásia e Europa. A língua atravessa assim um espaço descontínuo ao longo de uma área vasta do globo terrestre (7,2 por cento da terra do planeta), abrangendo realidades extremamente diversas que se reflectem na multiplicidade de falares. 

José Saramago disse “não há uma língua portuguesa, há línguas em português“. Agualusa, numa entrevista ao blogue Porta-Livros, refere: "O português é uma construção conjunta de toda a gente que fala português e isso é que faz dele uma língua tão interessante, com tanta elegância, elasticidade e plasticidade."

Este dia é comemorado desde Fevereiro de 2000 com o objectivo de promover a diversidade linguística e cultural e o plurilinguismo e foi proclamado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) em 17 de Novembro de 1999.


Nota: esta foto foi copiada do FB de Andante Associação Artística cujo mural é uma fonte de conhecimento a nível da ilustração e da poesia. Visite-o e conheça o trabalho que eles fazem. Muito BOM!

Sem comentários: