domingo, 22 de maio de 2011

ESCRITA E SENTIMENTOS: complexos e indecifráveis.


A linguística é uma das minhas áreas de interesse. Recentemente descobri a existência de a Escrita do Sudoeste, o mais antigo sistema de escrita até agora conhecido em toda a península e terá, segundo os especialistas, entre 2500 a 2800 anos.

As inscrições conhecidas foram maioritariamente achadas nas áreas mais acidentadas entre o Alentejo e Algarve. Os glifos do alfabeto da Escrita do Sudoeste são claramente derivados de escritas fenícias. O sistema teria basicamente 27 signos, o número que se regista num monumento aparecido em Espanca (Castro Verde, Beja).

Sem contar com as variantes de algumas letras, conhecem-se hoje cerca de 40 glifos diferentes. O que é que nos transmitem? Não sabemos! Apesar de a sua leitura ser, hoje, parcialmente, possível, a escrita do sudoeste foi considerada «complexa» e «indecifrável».

A  Escrita do Sudoeste: aqui e aqui. 

Complexos e indecifráveis são, também, os sentimentos que nos invadem os sentidos e a alma. Palavras, teorias e definições estão à nossa disposição para os explicar. Não me interesso por arqueologia. Talvez, por isso, tenha desistido de os tentar decifrar.

GLIFO vem da palavra grega que significa inscrição. Qualquer sulco ou traço gravado na ornamentação arquitetónica.

1 comentário:

Paula Alves disse...

É verdade, Sara. Para mim, continuam ambos envoltos em mistério, ao qual gosto de me expor, com muito risco e emoção, mas sempre com grande prazer!