domingo, 4 de dezembro de 2011

1961: Renault 4L

A Renault 4L comemora 50 anos de vida. São máquinas de guerra. O lema português era que a 4L ia onde não iam os jipes! Na imagem a 4L da mítica dupla Claud e Bernard Marreaud, terceiro lugar no Dakar 1980.



Renault 4 Sinpar (the four-wheel drive version)

O seu primeiro motor tinha quatro cilindros, caixa de três velocidades em linha e 603 cm3. A potência de 20 cv ás 4.700 rpm permitia velocidade máxima de 95 km/h e um consumo médio de 15 km/l. O capô abria-se de trás para a frente e a suspensão era independente nas quatro rodas, com barras de torção em ambos os eixos. E tinha uma grande primazia: o primeiro sistema de refrigeração selado do mundo, que evitava a perda e consequente reposição do liquido de refrigeração. Uma peculiaridade do novo Renault 4L era a distância entre eixos maior no lado direito, 2,45 contra 2,40 metros, uma imposição do tipo de suspensão traseira.

Sem comentários: