terça-feira, 15 de novembro de 2011

Estranhões & Bizarrocos | Pó dos livros

 Comprei, pela segunda vez, Estranhões & Bizarrocos (estórias para adormecer anjos) de José Eduardo Agualusa, com ilustrações de Henrique Cayatte, D. Quixote, 2ª edição, nov. 2007.


Geralmente não me esqueço dos sítios onde compro os livros, porque passo "lá" imenso tempo. Livraria Pó dos livros a visitar no seu espaço físico e na blogosfera. Valem a pena os dois!


Numa mesa grande alguns livros destacavam-se. Indecisa entre um romance de Somerset Maugham e Dublinesca de Enrique Vila-Matas, lembrei-me que andava a sentir a falta deste livro de contos. Perguntei se tinham. Não! Foi a primeira resposta. Foram verificar. Afinal havia um! Respirei de alívio.

Estranhões & Bizarrocos é um livro que nos conta dez histórias: Estranhões, Bizarrocos e outros seres sem exemplo; Sábios como camelos; A menina do peluche; O peixinho que descobriu o mar; O primeiro pirilampo do mundo; O País dos Contrários; O caçador de borboletas; O pai que se tornou mãe; O sonhador e A menina que queria ser maçã.

Na contracapa lê-se, "Neste livro de José Eduardo Agualusa e Henrique Cayatte cabem os prodígios todos que cabem nos sonhos de crianças. São histórias para adormecer anjos."

Ilustração: Henrique Cayatte

E como eu gosto dos finais das histórias:

"Vladimir regressou a casa alegre como um pássaro. O pai quis saber se ele tinha feito uma boa caçada. O menino mostrou-lhe com orgulho o frasco vazio:
 - Muito boa. - disse. - Estás a ver? Deixei fugir a borboleta mais bela do mundo."

em O caçador de borboletas

nota: neste blogue podem encontrar excertos dos contos O caçador de borboletas, O pai que se tornou mãe e O sonhador   Sigam os links / ligações!

Sem comentários: