sexta-feira, 19 de julho de 2013

Eu e Almada Negreiros

Almada Negreiros está presente nos três edifícios emblemáticos da cidade universitária: Faculdade de  Letras à direita, solarenga, multicultural e colorida; Faculdade de  Direito, à esquerda, escura, soturna e fria*; a reitoria, ao centro, imponente, onde os nossos passos ecoavam ... 

Se um dia passarem por lá não deixem de reparar nas gravuras incisas que se encontram nas entradas destes edifícios, todos da sua autoria. Essencial documentar-se, aquiaqui e ainda aqui !

Tive o privilégio de conviver diariamente, talvez de uma forma um pouco leviana, com estas figuras durante quatro anos, neste espaço de saber essencial para a educação do meu gosto ou se preferirem sentido estético.

Gravuras incisas de Almada - pórtico da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

* não estou a exagerar nem a ser parcial, era mesmo assim!! As filas de placards cheios de pautas de notas de frequências e de exames eram o cartão de visita  de  quem entrava naquele espaço. Imagem que contrastava com a sua vizinha do lado, cujo átrio se enchia de placards com cartazes alusivos a eventos de cariz cultural! Opostas, em espelho, cada uma com a(s) sua(s) singularidade(s) mas ambas notáveis!

Sem comentários: