segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

A Vida no Céu | José Eduardo Agualusa

 A Vida no Céu, um romance para jovens e outros sonhadores de José Eduardo Agualusa, no qual se inclui um brevíssimo dicionário do mundo flutuante para uso de nefelibatas amadores.


"Os meus olhos viajam mais do que as minhas pernas. O meu pensamento mais do que os meus olhos. Sentei-me no convés, contemplando o laborioso espetáculo do vento esculpindo nuvens, criando, a cada instante, novas figuras.
Aquilo sempre me fascinou. Os papagaios voavam entre os dois balões, gritando uns com os outros na sua língua misteriosa. Enquanto observava as nuvens, ia listando os mistérios com que, nas últimas semanas, o destino me brindara."

Céu: todo o território onde a vida é mais leve do que o ar. (...) O lugar para onde ascendem os sonhos.

Viagem: todo o movimento de uma aproximação a outra. Movimentos de fuga não são viagens.

Magia: chama-se magia à forma como o sonho interfere com a realidade, modificando-a. O céu foi sempre um território propenso à magia. (...)

Luz: o que fica dos sonhos depois que nos atravessam.





Liberdade: condição de um ser não sujeito ao constrangimento de limites físicos ou de pensamento. A possibilidade de correr sem tropeçar em muros ou paredes, ou sem cair no vazio. O destino de todos os perfumes, em particular do cheiro de terra molhada.

A Vida no Céu editado pela Quetzal, 2013

Sem comentários: