terça-feira, 13 de abril de 2010

As razões que me trouxeram a esta terra.

Não resisti em falar deste tema - peixe assado - que é tão característico desta terra de onde se vêem as estrelas (como eu refiro no meu perfil), mas de onde se vê também o rio, o mar e a serra, que fizeram, com que eu um dia escolhesse esta cidade para viver e trabalhar.


















 Eduardo Salavisa desenhador do quotidiano

Aqui, aprendi a apreciar esta ementa que, nesta cidade, se come, por hábito, ao almoço. Aliás, a grande maioria dos restaurantes de peixe não abre ao jantar. Concentram-se ao fundo da avenida principal, e pelas ruas paralelas, uns para o lado da doca de pesca, outros para o lado oposto. O menu, geralmente, consulta-se e escolhe-se na vitrine.
O vocabulário relativo a este tema fica muito mais rico e aprende-se a gostar de peixe de maneira diferente.
Agora, com a Primavera e com o tempo ameno, esta ementa e as esplanadas que abundam por esta cidade, tornam-se apetecíveis, como sugere este desenho de Eduardo Salavisa.

E, quando as dúvidas me assaltam sobre a minha opção de ter escolhido esta cidade para viver, vou até ao fim da avenida, sigo pela estrada sinuosa junto ao mar e subo a Serra até ao topo.
Volto para casa mais convencida, apesar de tudo!

3 comentários:

Graça Pires disse...

O peixe é a minha refeição preferida. Seja de que maneira for...
Um beijo.

Cristina Rosinha disse...

Eu prefiro a Serra-mãe e o mar transparente, também aqui me "prendem" :)
bjinhos

sara alves disse...

Ainda não me convenceste...mas está bem é bonito, tem qualidade de vida e...Almada é que está a dar.