sexta-feira, 28 de maio de 2010

A Sagração da Primavera de Olga Roriz.

A Sagração da Primavera de Stravinsky apareceu para celebrar a chegada da primavera, em As Estações do Ano

Neste final de mês de Maio, reaparece para celebrar a sua estreia em 29 de Maio de 1913, em Paris, no Théâtre des Champs-Elysées, coreografada por Nijinsky.

Estreia, amanhã, dia 29 de Maio, no CCB, pelas 21h 30, A Sagração da Primavera, (re)criada 97 anos depois, por Luís Tinoco e Olga Roriz, "atestando da intemporalidade desta obra seminal. “Sinto que andei sempre a ouvi-la, que esteve sempre comigo, e mantenho um enorme apreço por ela desde a primeira vez que a ouvi” – o interesse de Luís Tinoco pela partitura de Stravinsky vem do tempo de estudante de Composição. Para Olga Roriz, o contacto decisivo com a Sagração da Primavera foi já enquanto coreógrafa, ao assistir à criação de Pina Bausch."   (clicar no título)



Le Sacre du Printemps é uma das mais importantes obras sinfónicas do século XX. Encerra uma trilogia de (depois de Pássaro de Fogo, em 1910, e Petrushka, em 1911) que Igor Stravinsky compôs para a companhia dos Ballets Russes, de Sergei Diaghilev. Com a coreografia do famoso bailarino Vaslav Nijinksy, a nova obra agitou o mundo da música e da dança. 

3 comentários:

A disse...

O trabalho de Olga Roriz nunca nos deixa na indiferença. Neste caso a música de Stravinsky é, por si só, emplogante e exigente do ponto de vista coreográfico...

Assisti a uma «Sagração da Primavera» por altura das excelentes performances do Ballet Gulbenkian (do qual Roriz chegou a fazer parte). E enquanto jovem adolescente, lembro-me que,no final do espectáculo, estava completamente deslumbrada.
Só espero que a emoção se repita com este trabalho...
Bem lembrado este post!
Abraço.

Sara Oliveira disse...

E é tão bom (mas tâo raro!) ficar deslumbrado(a)!

Anónimo disse...

Agitou e de que maneira! A estreia da "Sagração", em 1913, é conhecida por ter despertado um dos maiores escândalos de sempre, com vaias, pateadas, gritos, um autêntico caos!

Ana Cláudia