sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Ainda não é o fim nem o princípio do mundo ...

Baseada nas crónicas e na poesia de Manuel António Pina,  João de Brites encenou, O Bando apresentou  Ainda não é o fim nem o princípio do mundo, calma é apenas um pouco tarde, "um ESPECTÁCULO DE TEATRO que é um MOVIMENTO DE RESISTÊNCIA que é um CONCERTO ENCENADO que é um ARRAIAL POPULAR que é uma PRIMAVERA ANUNCIADA." O Bando


Foto: Créditos de Pedro Soares

Fotografia de Pedro Soares

Num pequeno largo da vila de Palmela, numa noite de primavera, em que a chuva esperou pelo fim do espetáculo para não nos perturbar. 

«Mães e filhos ocupam as ruas de uma cidade. Procuram as raízes da história e as estórias da revolução. Procuram conhecer essa primavera que lhes escapou, essa primavera pura e idílica que ainda sonham, essa primavera humana e destroçada que vislumbram. Trazem anedotas, gritos e boatos. Trazem freios nos dentes, cangas às costas, baldes e sonhos, promessas de destinos desconhecidos. Conhecem o peso dos sacrifícios e, como todos nós, tanto se entusiasmam e libertam como desistem e aprisionam.» 

Num mundo que se constrói «entre o estrondo e o sussurro, entre a festa e o cansaço, entre a esperança e o derrotismo, entre a celebração coletiva e a amargura de cada um».

Sem comentários: