sexta-feira, 26 de março de 2010

Dia Mundial do Teatro: Osório Mateus

Hoje, comemora-se o dia Mundial do Teatro,  e eu gostava, aqui de falar de Osório Mateus, meu professor de História de Teatro e Literatura Portuguesa, na Faculdade de Letras, que me ensinou que o  teatro acompanha o Homem desde a sua existência, sendo uma forma de linguagem intrínseca, natural do ser humano,  podendo tomar inúmeras e variadas formas.
As suas aulas e, essencialmente, a sua personalidade única, marcam de forma indelével, a memória que guardo dele:
As palavras obra e peça estavam proibidas, porque estavam gastas de tanto serem usadas e obrigava-nos a descobrir outras. E assim como palavras, tinhamos que descobrir outros caminhos, outras formas de olhar, neste caso, o teatro.
Para classificar as nossas produções, ele utilizava os termos Interessante ou Não Interessante, dando-nos sempre a possibilidade de as transformar em interessantes, claro!
Polémico, ele incomodava, inquietava, provocava ... mas como eu gostava dele!

A ele devo, em grande parte, esta minha forma de olhar e perceber a arte e quem sabe (?) o mundo.

Para ver a biografia de O.M. clique no título.

Testemunhos:  http://clarices-bichocarpinteiro.blogspot.com/2009/10/da-educacao.html

1 comentário:

A disse...

Cara Sara,
Uma fase muito complicada de trabalho intenso impediu-me de comentar este post em tempo devido...

Em Portugal, ninguém poderá melhor evocar tudo aquilo que o teatro representa e acresce o facto de Osório Mateus ter sido um ser humano ímpar.
Também tenho saudades dele e das aulas dele.
Abraço.

Abraço.