segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Os "meus" blogues.

É com muito prazer que saúdo a Catarina, a Laura e a Joana, editoras dos blogues O meu mundo, As faces do coração, Don' t worry, be happy!, respetivamente.

Os blogues da Catarina e da Laura contam-nos histórias de adolescentes  (amores e desamores, alegrias e tristezas, conflitos  ...), numa linguagem, também ela muito próxima desta faixa etária. Don't worry, be happy! de que eu, aqui, em As estações do ano, já tinha feito referência, é um blogue generalista, debruçando-se sobre temáticas variadas que refletem o gosto e o interesse da sua editora. A visitar!

Atrevo-me, aqui, a publicar um texto da autoria da Catarina. Trata-se de uma proposta de continuidade da Mensagem de Fernando Pessoa, da Colecção Clássicos Portugueses Contados a Crianças, editado pelo semanário SOL.














"Com os meus olhos vejo um mundo diferente…
Será que vocês veem o mesmo?
Olho pela janela e observo imensa coisa: vejo bondade na cara de algumas pessoas vejo maldade na cara de outras, mas também vejo que o nosso mundo não tem só coisas más. Tem tanta coisa boa! Portugal principalmente! É uma coisa boa… Quem o governa é que não… Era tão bom que se fosse eu a governar. Seria diferente. Daria a paz a todas as pessoas.
Há pessoas que dizem que antigamente é que era bom! Mas não sei se era tão bom como dizem.
Temos heróis, sim senhora, mas também temos os heróis do mal… Os heróis do bem são aqueles que lutaram pelos seus sonhos e tornaram o nosso mundo melhor. Os do mal, nem heróis se deveriam chamar. Fazem com que Portugal se torne tão “pequeno”, quando, outrora, foi tão “grande”, com os nossos descobrimentos e graças, também, àqueles que lutaram para defender a nossa Pátria. Esses, sim! São verdadeiros heróis que nunca devem ser esquecidos e que todos os portugueses deveriam ter orgulho. Hoje em dia raramente se ouve falar neles. Infelizmente!
Eu queria ser uma heroína. Adoraria salvar o país! Claro que estou a ser um pouco convencida! Mas é um desejo. E um desejo para se concretizar, deve-se lutar por ele. Certo?!
Portugal, Portugal… O que nós podemos fazer por ti? Boa pergunta! O que poderemos fazer para te ajudar a encontrar o caminho?
Não acham que tenho razão? Se todos nós lutássemos como, um dia, o fez D. Afonso Henriques e muitos outros que construíram Portugal e foram mais além.
Sim! Porque a vida é uma luta! Sempre me disseram isso. Para os nossos sonhos alcançar, devemos lutar! E tem razão Fernando Pessoa ao dizer: “Ó Portugal, hoje és nevoeiro…”
Um nevoeiro muito intenso... parece que não tem fim! Não consigo ver nada! Ouço uma voz que me grita: "Então, e os TEUS sonhos, os TEUS desejos?!" Intrigada perguntei "Quem és tu?!", mas ninguém respondeu ...
Veio-me à lembrança Fernão de Magalhães e a frase de Fernando Pessoa que diz que ele “abraçou a Terra”.
E atrevo-me, eu, a dizer: “Tenhamos esperança nos nossos sonhos, lutemos por eles … Abracemos, nós, Portugal e o Mundo!”

Texto de Catarina Dias, editora do blogue "O meu mundo".

3 comentários:

Joana disse...

Obrigada por falar do meu blog professora. :D
Ainda bem que gosta.

As Estaçoes do Ano disse...

É um prazer passar por lá, Joana. Gosto dos textos e dos desenhos. "BE HAPPY!"

Joana disse...

Obrigada :)
Vou continuar a postar coisas.

Bom Ano Novo Professora.