domingo, 25 de julho de 2010

FIAR - Festival Internacional de Artes de Rua 2010.

O espectáculo O Pino do Verão anuncia o FIAR - Festival Internacional de Artes de Rua,  dia 30 de Julho, pelas 22 horas, no Castelo e prolonga-se durante o fim de semana, pelas ruas de Palmela. (clicar no título: programa)

Não se esqueçam das recomendações de O Bando, para quem for ver O Pino do Verão: "a entrada é livre mas quem se quiser sentar deve trazer uma cadeira, quem quiser ver deve trazer uma lanterna e quem não quiser ter frio deve trazer uma manta".

Os Olhos da Terra 



Espectáculo de rua dirigido por Nuno Nunes com o Grupo 1º de Maio, de Cante Alentejano, em Palmela, no FIAR 2008

"A rua. As ruas desta Vila de Palmela. Nelas nos teceremos. Ou elas nos hão-de tecer. De uma forma ou de outra, ou por ambas, nela nos acharemos todos - organizadores, criadores e público - em comunhão. Na descoberta dos espaços - que uns julgam conhecer e que outros desconhecem de todo. Uns e outros podem partilhar o prazer da descoberta pela incisão do fazer artístico, quer pela ocupação física, quer pela sugestão de caminhos, de escuta de sons novos, de novas disposições do claro e do escuro, dos seus matizes. Neste território instala-se o desejo de uma nova convivialidade. Cala fundo em nós o desejo de uma arte feita por todos numa polis democratizada." in FIAR

 FIAR  também significa Associação Cultural - Centro de Artes de Rua. Foi criada em 2000 como estrutura co-organizativa do Festival Internacional de Artes de Rua - FIAR, organizado em parceria com o Teatro o Bando e a Câmara Municipal de Palmela e que evoluiu para um Centro de Artes de Rua. Do seu manufesto retirei este excerto que traduz bem quem é o FIAR - Festival e Associação.

Sem comentários: